sexta-feira, 18 de abril de 2014

 

Notícias            


Separando a história da realidade!...

(por Jordan Augusto)


O ato e o ofício de contar histórias sempre foi o caminho mais utilizado pela humanidade para passar adiante sua cultura e costumes. Ao largo dos milênios, lendas, feitos, maravilhosas histórias, ilustraram o que conhecemos hoje como mundo. Não se pode negar que o Historiador é uma peça fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo sem História, e sem o Historiador, é um povo sem memória. Sua maior importância está em proporcionar as condições de entendimento acerca das estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosa, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos. Mas, até onde as histórias que conhecemos hoje são 100% verdade?

Se olharmos pelo prisma da história do Japão que é o que nos interessa neste texto, até onde tudo é verdade? Por que sempre temos a impressão que a história contada pelos vencedores não é imparcial? É neste ponto que o mestre de uma escola tradicional deve saber separar bem as lendas, feitos, da realidade vigente e atual. A racionalidade é a arma mais importante na interpretação dos mitos e lendas. Todos acham que os Samurais, em sua maioria, eram imbatíveis e extremamente cultos. Talvez, por um erro de colocação nos textos que retratavam suas histórias; no entanto, não se pode esquecer que, desde que o homem se organizou em sociedade, as diferenças sociais sempre fizeram “jus” ao rico e ao pobre.

A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições distintas. No Japão não foi diferente.

Explico:

São três os principais tipo de estratificação social:

Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;

Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);

Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro. É importante ressaltar que todos os aspectos de uma sociedade – economia, política, social, cultural, etc. – estão interligados.

Assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. Por exemplo, as pessoas que ocupam altas posições econômicas em geral também têm poder e desempenham posições profissionais valorizadas socialmente.

Muitos mitos ainda persistem na mente dos mais aficionados. Pouco a pouco mitos e lendas vão encontrando seu lugar dentro do que é racional e coerente.


Certa vez o mestre taoista Chuang Tzu sonhou que era uma borboleta, voando alegremente aqui e ali. No sonho ele não tinha mais a mínima consciência de sua individualidade como pessoa. Ele era realmente uma borboleta. Repentinamente, ele acordou e descobriu-se deitado ali, uma pessoa novamente. Mas então ele pensou para si mesmo:

“Fui antes um homem que sonhava ser uma borboleta, ou sou agora uma borboleta que sonha ser um homem?”





Topo da Página Voltar Notícias

 

As informações contidas neste web site são de uso exclusivo da Sociedade Brasileira de Bugei Ltda. O uso indiscriminado de textos, ensaios, artigos ou imagens com a marca d'água sem prévia autorização dos autores é proibido, sob pena previstas pelas leis de copyright.

2014 © Sociedade Brasileira de Bugei - Todos os direitos reservados - All rights reserved
bugei@bugei.com.br  [Contato - Contact Us]

SOBRE A SBB

 
Quem somos
Currículos
Atuação e Projetos
Corpo Jurídico e Executivo
CNKB
Escolas
Contato
Galeria

SOBRE O BUGEI

 

Origens e Definição

Kaze no Ryu Bugei

Bugei no Brasil

Ogawa Ryu ou Kaze no Ryu?

Disciplinas Físicas

Disciplinas Mentais

Grandes Nomes do Koryu

Japonês 

Textos do Shidoshi Jordan Augusto 

Shodo - caligafia japonesa de Shidoshi Jordan

artigos disponíveis






 

 

Artigos Específicos sobre Koryu

Clique Aqui

 

MAIS...

Cultura e Tradição Artigos

Seção de Sumi-e

Cursos e Seminários Courses and Seminary

Textos, Contos e Crônicas

Cultura e Tradição Japonesas

Documentos Tradicionais

Makimono - Confira Aqui!

Produtos pela Budo International

Livros, Vídeos e Outros Produtos

Hall of Fame de 2007 a 2011

CD Jordan Augusto y Pedro Lucena

Bugei na Imprensa International