sábado, 25 de outubro de 2014

 

Notícias            


Jujutsu – Mugen Mukeru...

(Por Jordan Augusto)



Muitos dos que me escrevem e se identificam como alunos de outros professores de décadas passadas, interessados em sanar algumas dúvidas técnicas, me perguntam acerca do Mugen Mukeru, visto que é uma prática específica de Chuden e, com certeza, admirada somente em apresentações. Talvez aí esteja a curiosidade e vontade de enteder. Alguns traduzem erradamante esta palavra como sendo algo ligado à guerra. Todas as artes do Bugei são ligadas ao pensamento da guerra, mas cada palavra em específico, possui a sua tradução literal. Neste caso, “Mugen” significa infinito e “Mukeru” direcionar, dirigir, apontar. Representa o Seiteigata praticado na graduação de chuden que enfatiza a parte de Haragei e Atemi. Acredito que este kata sempre tenha chamado a atenção devido à sua riqueza em posturas e raciocínios acerca dos ataques do Uke. Nos dias de hoje ainda se pratica na íntegra seus movimentos e formas pré-estabelecidas.

Uma outra dúvida de praticantes que iniciaram suas práticas é a quantidade de movimentos e formas existentes neste Seiteigata. Todo o estudo é composto de 30 formas de Suburi (sozinho) e 60 formas de Awase (Seiteigata com o parceiro). A história conta que alguns mestres denominavam este kata como “Hangetsu”, visto que era praticado em noites de lua crescente. Costumava-se dizer ao aluno que ele teria que tentar tocar a lua. Muitas são as histórias e fábulas que envolvem a cultura dos Seteigata de uma forma geral, entretanto, o mais importante dentro destas colocações é entendermos a sua profundidade, pois esta técnica não pode ser vista como uma árvore seca. Porque em uma técnica de profundidade ou infinito, como a tradução do nome nos direciona, se a raiz existe, aparecem as folhas. Ou seja, na "árvore seca", comprido é comprido e curto é curto. Muitas estações se sucedem mas a natureza da árvore seca não muda jamais. O que quero dizer é que não há como estudar Mugen Mukeru sem estudar e compreender antes o Haragei. Daí a explicação de ser uma técnica estudada em Chuden.

O filho de um mestre em roubos pediu a seu pai para ensinar-lhe os segredos de seu ofício. O velho ladrão concordou e naquela noite levou seu filho para assaltar uma grande mansão. Enquanto a família dormia, ele silenciosamente levou seu aprendiz para dentro de um quarto que continha um armário de ricas roupas. O pai disse ao filho para entrar no armário e pegar algumas roupas. Quando o rapaz fez isso, seu pai rapidamente fechou a porta e o prendeu lá dentro. Então ele saiu, e bateu sonoramente na porta da frente, acordando consequentemente a família que dormia, e rapidamente fugiu antes que qualquer pessoa o visse.

Horas mais tarde, seu filho retornou à casa, em trapos e exausto.

"Pai!" ele gritou em fúria, "Porque o senhor me prendeu no armário? Se eu não tivesse usado desesperadamente meus recursos com medo de ser descoberto, eu jamais teria escapado. Tive que abandonar toda a minha timidez para sair de lá!"

O velho ladrão sorriu: "Filho, você acabou de ter sua primeira lição na arte da rapinagem..."





Topo da Página Voltar Notícias

 

As informações contidas neste web site são de uso exclusivo da Sociedade Brasileira de Bugei Ltda. O uso indiscriminado de textos, ensaios, artigos ou imagens com a marca d'água sem prévia autorização dos autores é proibido, sob pena previstas pelas leis de copyright.

2014 © Sociedade Brasileira de Bugei - Todos os direitos reservados - All rights reserved
bugei@bugei.com.br  [Contato - Contact Us]

SOBRE A SBB

 
Quem somos
Currículos
Atuação e Projetos
Corpo Jurídico e Executivo
CNKB
Escolas
Contato
Galeria

SOBRE O BUGEI

 

Origens e Definição

Kaze no Ryu Bugei

Bugei no Brasil

Ogawa Ryu ou Kaze no Ryu?

Disciplinas Físicas

Disciplinas Mentais

Grandes Nomes do Koryu

Japonês 

Textos do Shidoshi Jordan Augusto 

Shodo - caligafia japonesa de Shidoshi Jordan

artigos disponíveis






 

 

Artigos Específicos sobre Koryu

Clique Aqui

 

MAIS...

Cultura e Tradição Artigos

Seção de Sumi-e

Cursos e Seminários Courses and Seminary

Textos, Contos e Crônicas

Cultura e Tradição Japonesas

Documentos Tradicionais

Makimono - Confira Aqui!

Produtos pela Budo International

Livros, Vídeos e Outros Produtos

Hall of Fame de 2007 a 2011

CD Jordan Augusto y Pedro Lucena

Bugei na Imprensa International