quinta-feira, 24 de abril de 2014

 

Textos e Ensaios de Jordan Augusto            


 

Vaidade

Um outro segredo: Respeito!!! - Raciocínio

(Por Jordan Augusto)

 

Isto é um ensinamento que sempre acreditei. O respeito é a base para toda e qualquer relação seja ela mestre-aluno, homem-mulher, amigos, sócio e etc.  É natural que a  pessoa que possui um coração machucado se rebele contra homens de bem que realizam um bom trabalho. Presencio isso todos os dias através de e-mails que recebo atacando pessoas e instituições. Penso que um coração confuso logo se esclarece!

De uma forma geral, o mundo está confuso.

Quando se fala de “respeito”, o termo possui o significado de conceder ao “outro” um grau de reverência desejado para si próprio e/ou para sua escala de valores. Inclui ainda a percepção do universo do “outro”, observar seu perfil sem nele interferir sem permissão, muito menos causar-lhe dano.

Tradicionalmente, a expressão “impor respeito” significa agir no sentido de atrair para si um julgamento individual e/ou o coletivo de merecimento daquela condição como se ela não fosse inerente ao próprio ser humano, independentemente do seu eventual comportamento, muito menos a partir de uma imposição.

“Dar-se ao respeito”, expressão muito utilizada quando se pretende dizer que o indivíduo cumpriu ou não as regras de merecimento de tal condição, correspondendo assim à mesma situação anterior, agora numa versão passiva, subentendendo que respeito seria uma condição adquirida pela postura social do indivíduo, por sua localização e ou desempenho no tecido social, ou por sua atuação em determinado episódio.

Nesse sentido, é fundamental estabelecer que todo cidadão é igualmente merecedor de respeito na sua expressão máxima, seja ele quem for, faça o que fizer. E esse reconhecimento deve se dar de modo pleno e permanente, e em relação a todos, principalmente por parte das autoridades que representam o Estado, investidos que estão de poderes especiais para assegurar efetivamente a garantia daqueles direitos e prerrogativas previstos em lei. A vida é um eterno treinamento e deve ser vista  desta forma.

Li em um interessante site sobre marketing que dizia que Alguém já disse que um povo se conhece pela maneira como trata seus animais e suas praias. Você já viu como ficam as praias do Brasil num fim de tarde de domingo?
Pois é, isto é o que se chama falta de respeito.

O Livro da Vida, o Tao-Te Ching dos chineses, a Bíblia da sabedoria milenar zen, nos ensina que as virtudes mais importantes são a justiça, a humildade, e adivinhem, isto mesmo: o respeito.

Diz o Tao que quem respeita o outro não tem medo de nada, quem respeita sabe compartilhar, quem respeita reconhece seu valor e o do outro.

Ah! como precisamos de respeito neste nosso País tão cheio de problemas. Auto-respeito, respeito ao outro.
Respeito na política, respeito no marketing, respeito ao consumidor, verdade na propaganda, qualidade total entendida como satisfação do cliente, ou seja, respeito ao cliente.

Juntamente com o respeito, a justiça e a humildade são a chave do sucesso de qualquer planejamento, seja de marketing, seja estratégico de uma empresa,
de um povo ou de uma nação.

O respeito, diz o próprio texto do Livro da Vida, é a arma que o céu nos dá contra a morte.

 Referências:

http://www.vitoria.es.gov.br/secretarias/comunica/marketing/marketing4.htm

 

 

  Topo da Página Voltar Ensaios 

 

As informações contidas neste web site são de uso exclusivo da Sociedade Brasileira de Bugei Ltda. O uso indiscriminado de textos, ensaios, artigos ou imagens com a marca d'água sem prévia autorização dos autores é proibido, sob pena previstas pelas leis de copyright.

2014 © Sociedade Brasileira de Bugei - Todos os direitos reservados - All rights reserved
bugei@bugei.com.br  [Contato - Contact Us]

SOBRE A SBB

 
Quem somos
Currículos
Atuação e Projetos
Corpo Jurídico e Executivo
CNKB
Escolas
Contato
Galeria

SOBRE O BUGEI

 

Origens e Definição

Kaze no Ryu Bugei

Bugei no Brasil

Ogawa Ryu ou Kaze no Ryu?

Disciplinas Físicas

Disciplinas Mentais

Grandes Nomes do Koryu

Japonês 

Textos do Shidoshi Jordan Augusto 

Shodo - caligafia japonesa de Shidoshi Jordan

artigos disponíveis






 

 

Artigos Específicos sobre Koryu

Clique Aqui

 

MAIS...

Cultura e Tradição Artigos

Seção de Sumi-e

Cursos e Seminários Courses and Seminary

Textos, Contos e Crônicas

Cultura e Tradição Japonesas

Documentos Tradicionais

Makimono - Confira Aqui!

Produtos pela Budo International

Livros, Vídeos e Outros Produtos

Hall of Fame de 2007 a 2011

CD Jordan Augusto y Pedro Lucena

Bugei na Imprensa International